Biografia

Thomas Andrew Felton, nasceu no dia 22 de Setembro de 1987, em Kensington, em Londres, Reino Unido. O Filho mais novo de quatro irmãos, começou a atuar aos 8 anos, quando uma atriz, amiga da família de Felton, descobriu o seu talento para a arte cênica. Seu primeiro trabalho, foi em um comercial de uma campanha internacional. Mas sua carreira artística, começou aos 7 anos, quando ele foi membro de um coral em sua escola. Apesar de ter uma linda voz, Felton recusou o convite da “Guildford Cathedral Choir”, já que seu amor pela atuação era ainda maior.

Seu primeiro trabalho na TV foi fazendo uma participação na série “The Bugs”, aos 8 anos de idade. E no cinema, foi em “The Borrowers” , 3 anos depois, comoPeagreen Clock.

Mas seu primeiro trabalho de destaque foi em “Anna e o Rei”, aonde Tom interpretou o filho de Anna, Jodie Foster, o pequeno Louis, em 1999.

Em 2000, Tom Felton, foi fazer testes para “Harry Potter e a Pedra Filosofal”, a famosa saga de livros que viraria uma franquia de filmes, inicialmente fez teste para interpretar o protagonista, Harry Potter, mas como não conseguiu, tentou pegar o papel para Ron Weasley, o amigo de Potter, mas também não conseguiu, isso porque a própria escritora dos livros, a britânica J.K.Rowling tinha assistido “Anna e o Rei” e além de se apaixonar pelo ator, achou que ele era o seu Draco Malfoy, então, Daniel Radcliffe e Rupert Grint ficaram com Harry e Ron respectivamente, e Tom Felton conseguiu o papel do pequeno vilão, o loirissimo Draco Malfoy.

Começou então uma nova rotina para Felton, que teve que descolorir seus cabelos castanhos algumas vezes, até chegar ao tom loiro-branco de Malfoy. Só que como foi de primeira, o visual ficou um pouco “estranho”, e o diretor do filme Chris Columbus, decidiu por colocar um gel nos cabelos de Tom, e puxá-los para trás, ampliando o visual esnobe que o personagem trazia com sigo. E foi assim, que Tom Felton estreou nas telonas com seu personagem mais marcante e importante de sua carreira, Draco Malfoy.

Felton foi crescendo, junto com seu personagem e seus colegas de saga, e com isso novos trabalhos e desafios vieram junto. Seu primeiro trabalho, após conseguir o papel em Harry Potter, foi em uma série de TV chamada Home Farm Twins, fazendo uma pequena participação em 2005, como Adam Barker.

Mas foi em 2008 que começou a fazer mais produções diferentes, mas ainda vivendo seu personagem Draco Malfoy, entre o quinto e o sexto filme da saga.

Foi no dia 12 de Junho de 2010 que oficialmente terminaram as filmagens dos últimos filme da saga potteriana, Harry Potter e as Relíquias da Morte: Partes 1 e 2. Um pouco antes disso, Tom Felton filmou o epílogo do último livro, aonde estava 19 anos mais velho, levando o filho de seu personagem, Scorpius, para pegar o trem de Hogwarts. Jade Olivia, sua namorada e que também trabalha na produção de Harry Potter, interpretou Astoria, a mulher de Draco Malfoy. Esse epílogo foi uma vitória pessoal para Felton e seus amigos de Harry Potter, já que eles interpretariam seus personagens mais velhos, seus personagens que cresceram com eles ao longo de 10 anos de filmagens.

Voltando aos últimos dias das filmagens de Harry Potter, Felton posteriormente contou da tristeza e da estranheza que foi deixar os estúdios e viver pela última vez seu Draco Malfoy. Tom entregou que Dan Radcliffe, o Harry, chorou como uma garotinha no último dia, assim como Rupert Grint e Emma Watson, Ron e Hermione respectivamente. Mas, por mais que não tenha se entregado, sabemos que Tom também caiu no chororo, afinal foram anos, uma vida intensa, vividos ali.

Mas a sua carreira continua a mil, ele continua trabalhando e recebendo convites para vários trabalhos. Também está se dedicando um pouco a sua carreira musical e toda a repercussão da saga Potteriana, que nunca acabará.

Algo marcante para Felton, foi ganhar o prêmio de Melhor Vilão (Best Villain) no MTV Movie Awards 2010, devido ao seu Draco Malfoy em “Harry Potter e o Enigma do Príncipe”, porém, todos reconheceram que esse foi um reconhecimento pelo trabalho genial de Felton em todos os anos de “Harry Potter”.

Tom Felton repetiu a dose e em 2011, levou para casa novamente a pipoca de ouro do MMA de Best Villain, novamente também, por Draco Malfoy.

Tom Felton já fez sua primeira visita ao nosso país. Ele esteve no Rio de Janeiro em Julho de 2011, para promover o último filme da franquia Harry Potter. (cobertura completa aqui)

Mesmo com o fim da saga Harry Potter, em Julho de 2011, Tom continua a trabalhar. Ele atou na superprodução “O Planeta dos Macacos: A Origem”, e está com outros trabalhos de destaque em pré e pós-produção.

Além de atuar, Tom também tem sua gravadora no ramo musical, Six String Productions. Ele já lançou vários singles e EPs. Seu mais recente, é o single Hawaii, lançado no começo de 2011. (veja mais aqui)

Felton, também está cada vez com o maior reconhecimento na mídia, mais do que merecido, já que ele, além de excelente ator, é uma pessoa incrível e que merece todo o reconhecimento e sucesso do mundo.